Caravan of despair
Rabat, Marrocos
Dezembro de 2006
A fotografia é feita no interior da cabine telefónica de um comboio para lá dos limites da lotação possível, também ela apinhada de passageiros e reduzida a arrumo de gente, numa viagem entre Casablanca e Fez. Não havia espaço para sentar, nem sequer para colocar os pés, entre os sacos do chão, nas primeiras horas da viagem...e foi já uma sorte conseguir entrar no comboio.
Entre várias tentativas, numa mistura de árabe muito rudimentar e de francês um pouco melhor, lá consegui tirar a câmara fotográfica e retratar o desespero impassível das pessoas que constatavam que as portas do comboio iam abertas à entrada da estação...não para deixar alguém entrar mas porque não era possível que nem um alfinete-de-dama mais ali coubesse.
Ainda assim, apesar das várias horas em pé e de, posteriormente me ter conseguido sentar em cima da minha própria mochila, num rasgo de sorte e de heróica conquista de espaço territorial, onde, aliás, adormeci, foi das viagens mais divertidas e alegres da minha vida!
Sem dúvida!
Comentários
parabéns pela sensibilidade e sentido de oportunidade :)
bjins!