Por alguma coisa lhe chamam 'Veneza do Oriente'...



Como não podia deixar de ser, o dia 2 da odisseia oriental, começou com uma khlong tour...pelos canais tão típicos, aqueles que tornam Bangkok conhecida como a 'Veneza do Oriente'.



Só que com uma água mais amarelada do que a de Veneza, Itália.



Mas nem por isso menos interessante.
Bem ao invés.




Com efeito, o aparente caos que emergia das águas barrentas contrastava com a organização e, em especial, com a funcionalidade de uma vida ancestralmente ribeirinha.


Foi frequente, ao longo da viagem pelos canais, assistir ao desenrolar da vida quotidiana naquela parte da cidade de Bangkok - não só havia pessoas a pescar ao longo do rio como a dar de comer aos peixes (mesmo nós comprámos pão para alimentar os gigantescos peixes que habitavam aquelas águas...), os habitantes a colocarem incenso nos seus altares de casa e a fazerem a limpeza das casas e dos varandins...



...a regarem os inúmeros vasos e 'jardins - quase - flutuantes' que as casas possuem, tal a quantidade incontável de plantas 'per domus'...!!!



Ah, como é óbvio, tem de haver tv em qualquer casa tailandesa e, uma vez que as ditas não funcionam sem electricidade, bem como outras comodidades da vida doméstica - e não, não estou a falar das playstation! -, há que arranjar uma forma...



...e aqui está ela, bem plantadinha no meio dos canais!


Para os curiosos...sim, claro que o barco em que viajávamos era deste género mas mais do género tradicional e assim a puxar para o transporte público!
Mas bem fixe...


E este foi o cenário em que desembocámos quando os canais acabaram e começámos a ver ao fundo o horizonte, já bem nosso conhecido, de skyscrappers bangkokianos.
Mas bem valeu a pena!


Comentários

Elsa Castelo disse…
Muito bonito, mas a mim só me vem à ideia aquela água toda a entrar por dentro dessas casas ...
Sandra Coelho disse…
A paisagem é muito parecida ao que eu vi no Mekong. E também fiquei espantada com a quantidade de plantas em cada casa!
Rudolf Appelt disse…
diferente, embora eu prefira ou bem civilizado, ou então desértico, ao natural... estas iamgens são o meio termo. Talvez se estivesse lá mudava de ideias.
:)

Mensagens populares deste blogue

A Brancal fechou!

Batalha das Limas