Dia V - Figuig...

Em resumo, Figuig, não obstante tratar-se de uma cidade pequena, é bastante agradável e muito bonita.
De mais a mais, as pessoas são muito acolhedoras...

É certo que a banda sonora do dia podia ter sido a frase que Hamid muito repetiu a X, sob a forma de canção - deverei dizer 'canção do bandido'...? - 'X, tu vas rester a Figuig...?'...mas a única canção que não me saiu da cabeça foi, como não podia deixar de ser...



Por fim e para terminar o dia em beleza, nada como a fauna nativa a visitar os turistas, quando apanhavam a fresca, já depois das chuvas, no terraço do hotel, com vista para o palmar...!
Este escorpião amarelo do deserto, para além de ser perigoso, era tímido...só apareceu quando eu já dormia. Mas os outros juram que o escorpião era de perigosa estirpe e, como tal, o nosso anfitrião, Hamid, acabou por lhe 'acabar com o veneno', por assim dizer...



Por assim dizer, Figuig is the end of the road.


Tem de se percorrer dezenas de quilómetros para voltar à estrada principal, de forma a poder posseguir viagem...mas valeu bem a pena!


Especialmente porque a partir do momento em que chegámos o céu começou a escurecer progressiva e rapidamente, como se constata pela fotografia...e que culminou com um espectáculo único: a tempestade, personificada por ventos quentes e fortes, a levantar areia e pó e a arrastar consigo folhas de palmeiras, e o desabar da chuva grossa...!





Uma curiosidade: ninguém passa acidentalmente em Figuig.

Tal situação agravou-se mais recentemente em virtude do encerramento da fronteira com a Argélia.


Aliás, o que se avista depois da curva é já paisagem argelina.

Com efeito, o posto fronteiriço situa-se a escassos metros da curva.


Ah, e só não colhi uma fotografia porque o gendarme que faz a guarda do antigo posto fronteiriço me deitou um esgar de aviso - acompanhado de um quase rosnar! - quando me viu de câmara fotográfica na mão, pelo que optei por me afastar...


...afinal de contas, já me chegava de incidentes com a Gendarmerie por um dia! :D





Zenaga , uma ksar típica, é a maior das aldeias.


A água proveniente de fontes artesianas irriga os inúmeros jardins do oásis, quase sempre situadas por detrás de muros de barro como este.




É um oásis situado a 900 metros de altitude, composto por sete aldeias ou ksour, dispersas num vasto e intrincado palmar com a extensão de aproximadamente 20 quilómetros quadrados.




E finalmente Figuig...!

Figuig, no cruzamento das rotas das grandes caravanas, foi, nos idos tempos da Idade Média, um importante e movimentado caravanserai que perdeu importância nos séculos seguintes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Brancal fechou!

Batalha das Limas