Dia VI

Por fim, chegamos a Merzouga, onde nos alojámos num fantástico hotel, Palace Nasser, com a sua fantástica piscina.

Não fosse o calor tenebroso que fazia nos quartos e a cucaracha voadora descoberta a meio da noite (e que eu e X tivemos de eliminar cirurgicamente...ou não muito!) e que nos fizeram passar boa parte da noite nas cadeiras de esplanada da piscina, a noite teria sido mais descansadita...

Daí que a banda sonora seja a que se segue... :S



E, com a roupinha dos veraneantes a secar na mala do carro, lá seguimos caminho através de uma estrada algo sinuosa mas com esta vista deslumbrante do Palmar de Tafilalt.
Este palmar estende-se ao longo das curvas do Wadi Rheris e do Wadi Ziz, que saem de Erfoud, e que se prolonga para lá de Rissani. É famoso pelas suas 800 000 tamareiras, das quais depende a sobrevivência dos habitantes de Tafilalt.
E é impressionante...!



Mais uma foto do local da Fonte Azul...



De seguida e de passagem, mas como o calor o impunha, passámos na Source Bleue de Meski.
Claro que, como não levávamos os fatos de banho vestidos, X, Y e W (ou seja, todos com excepção de mim própria, motivo pelo qual muito fui gozada...! :P...) seguiram o costume local e foram tomar banho vestidos...!!!


A fonte, situada a 1 quilómetro da estrada principal, é um ressurgimento do Wadi Ziz, que corre sob a terra durante parte do seu percurso.


As águas azuis da fonte surgem numa gruta no sopé de uma falésia e caem num lago construído pela Legião Francesa, que serve de piscina natural ao acampamento no palmar.



E cá está o resto da família... ;)




...até ao momento em que, quando iniciávamos uma descida, W gritou 'Alto! Pára tudo!', estacionou repentinamente o carro na berma e, de câmaras na mão, todos saímos para a estrada, em alegre euforia, perante a pespectiva de fotografar o primeiro dromedário da viagem!!!


Claro está que uns, mais tolos do que outros - como foi o meu caso! :), - abriram a porta do carro e saltaram para fora do mesmo, sem previamente se certificarem que iam aterrar em cima de uns cactos com bastante picos, como os tornozelos comprovaram momentos depois...mas, ainda assim, valeu a pena!!!




Apesar das muitas queixas de Y de que não havia dromedários - o que Hamid, em Figuig, atribuiu ao facto de estar muito vento e os animais em questão não gostarem muito de vento! -, a estrada continuava a ser linda...





Saímos de Figuig rumo a Merzouga e ao Erg Chebbi...mas, como é bom de ver, o deserto, ainda que sem dunas, já havia começado há muito...!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Brancal fechou!

Batalha das Limas